quinta-feira, 23 de abril de 2009
Gente, imaginem a seguinte cena: Você está no trabalho, ocupadérrimo(a) e te chega e-mail pra resolver continhas como esse aqui:

Expliquem essa:

Imagine que eu tenha uma dívida de R$ 450,00 nas Casas Bahia, porém não tenho dinheiro para quitá-la.

O que faço então ?!?

Procuro dois amigos e peço emprestados R$ 250,00 a cada um e fico com R$ 500,00.

Vou então às Casas Bahia, quito minha dívida de R$ 450,00 e me sobram R$ 50,00.

Deixo em casa R$ 30,00 guardados e levo R$ 20,00 comigo.

Procuro os dois amigos, que me emprestaram o dinheiro, e dou R$ 10,00 a cada, e assim fico devendo R$ 240,00 a cada um deles.

R$ 240,00 + R$ 240,00 igual a R$ 480,00, mas em casa ainda tenho os R$ 30,00, que, somados perfazem um total de R$ 510,00!!!

Então eu ganhei R$ 10,00 nessa brincadeira!?!

Explique!

Se souber explicar, me mande de volta ! (Aí já começa a palhaçada...)



Se você não está com saco pra esse tipo de e-mail, faça um ctrl c + ctrl v do texto abaixo, aí seus amigos te acharão espertos e você estará livre de receber a porcaria na próxima!


Bom, este problema é muito fácil... (Pra esnobar quem mandou)
Aliás é cópia de um dos diversos problemas resolvidos no livro " O Homem que calculava" (Faça de conta que você leu o livro)
O que faz a confusão é o raciocínio errado que o indivíduo tem em relação ao saldo devedor dele.
Exemplo:
Montaremos a seguinte tabela, levando-se em consideração que devo pagar uma dívida de R$ 100,00 em 4x de R$25,00:
Valor Pago Valor Devido
25,00 75,00
25,00 50,00 (Tem até tabelinha)
25,00 25,00
25,00 00,00
A soma das tabelas deveria ser igual correto? mas não é:
Valor pago Valor devido
R$ 100,00 R$ 150,00
Do mesmo modo que o indivíduo do problema diz no final... ele soma os valores devidos de cada um dos dois amigos que emprestaram dinheiro e compara com o que pagou....
Esta conta está certa mas o raciocínio está errado.


E assim a Leh estraga o prazer dos infelizes de achar que todo mundo tem saco pra fazer continhas!

2 infecções:

André Siqueira disse...

Se vc somar deste jeito tem em caixa e o quanto vc deve, senão vc nunca chegará ao valor correto...

No caso vc tem 50 reais e se vc levar 25 pra cada um? Assim vc chega no valor correto... se você devolver um valor menor que o total que sobrou da quitação, nunca chegará no valor correto..

Por exemplo: vc leva 30 reais e deixa 20 reais.. vc ficará devendo 235 + 235= 470 + os 20 = 490


Depois dê uma passada no meu blog MILHA TURVA
Abração

Don Caco @cacobesterror disse...

Se eu disser que não entendi, vcs vão me chamar de burro?

Vírus, Spam & Cia. SINTONIZANDO... Zé do Quiabo Besterror - Os terroristas da Blogosfera Soda Indie Oncioso Uêba - Os Melhores Links