sexta-feira, 20 de março de 2009
Olá.
Eis-me aqui de novo com mais um exemplo tosco de cilada barata na Internet.
Bem, vamos supor que você seja um pivete de periferia, fã de futebol e admira o futebol de Cristiano Ronaldo. Aí você vai para a lan house do bairro, já que o salário da sua mãe não dá nem pra comprar um PC flex à prestação. Olha a sua caixa de e-mails e se depara com um desses:



Como você é uma pessoa que não tem a menor ideia do que seja um spam, você vai acreditar na "notícia", vai ficar deseperado achando que é o fim da carreira do Cristiano Ronaldo mesmo, vai clicar no link para ver "mais informações"e vai ter uma surpresa desagradável. E vai ter que sair voado para não ter que se explicar com o dono da lan.
Maaaas, felizmente, podemos lhe dar algumas dicas para evitar situações como esta.
Então, vamos analisar aqui com cuidado:
1- O título do texto tem a mesma fonte e tamanho do texto. Jornalista jamais faria um negócio desses:
2- Esse mesmo título tá com todas as palavras iniciadas em maiúsculas. Seria um jornal emo?
3-Olha só a qualidade do texto:


Cheio de erros, sem pontuação, com as mesmas palavras repetidas várias vezes e totalmente sem nexo, coesão e que dirá, coerência. Você acha que um jornalista, orgulhoso do jeito que é, ia deixar passar um texto desses? Tá certo que, de vez em quando, há erros de digitação nesses grandes sites de notícias, maaaas, errar um texto inteiro? Aí fica duro de acreditar que foi obra de um site jornalístico.
4. E você não acha que a imprensa esportiva sensacionalista não ia estar noticiando o fim da carreira de Cristiano Ronaldo a torto e a direito?

Pois é. Levando esses pontos que apresentei em consideração conclui-se que este e-mail não passa de uma cilada para Roger Rabbit, Bino!
Maaaas eu, usuário experiente, só ri do amadorismo dos caras.
E se vir um e-mail desses, não abra nem clique, cara. Quer notícias na Internet? Acesse direto no endereço de um portal de notícias (Uol, Terra, G1, etc.). Não fique esperando notícias do Brasil e do mundo por e-mail, pois, de verdade, elas não virão. Deixa de preguiça. Se vira!
Fica a dica.
Abraço.

1 infecções:

Mestre Risada Forçada® disse...

HAUHAHAUH! Eu fiquei esperando o ponto final. Não veio. =P

Vírus, Spam & Cia. SINTONIZANDO... Zé do Quiabo Besterror - Os terroristas da Blogosfera Soda Indie Oncioso Uêba - Os Melhores Links